Oxford

Segunda dose da vacina é adiada para parte dos voluntários do estudo feito no Husm

18.303

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação (Husm)

Uma parte dos voluntários do estudo da vacina produzida pela Universidade de Oxford e a AstraZeneca contra a Covid-19 no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) terá de aguardar um pouco mais do que o previsto para fazer a segunda dose. O médico Alexandre Schwarzbold, coordenador do estudo no Husm, explica que, por conta do espaço físico, a aplicação em cerca de 30 voluntários foi adiada. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas no local.

5 dúvidas sobre os testes da vacina de Covid-19 em Santa Maria

O estudo já conta com 850 voluntários vacinados. Outros 150 ainda devem receber as doses.

- O protocolo nos possibilita, sem problema nenhum, adiar esse calendário, como é muito comum em vacinas de segunda dose. Temos uma janela bem ampla para isso. A maioria vai estar vacinada em dezembro, mas haverá essas 30, talvez 40 pessoas, que poderão receber a segunda dose em meados de janeiro - explica Schwarzbold.

Os voluntários estão sendo notificados do adiamento da aplicação da segunda dose por mensagens de WhatsApp.

Vacina de Oxford induz resposta imunológica em adultos de todas as idades, diz estudo

OS TESTES

O voluntário, depois de selecionado, é monitorado por um ano e deve comparecer a pelo menos seis consultas. A primeira dura cerca de 3h. Neste dia, o participante assina o termo de consentimento, além de fazer uma entrevista clínica, coleta de sangue e verificar sinais vitais. Somente após essas etapas, o voluntário recebe a primeira dose. Depois da aplicação, há um período de observação de 15 minutos.

Testes da vacina para Covid-19 são retomados no Husm com prioridade para idosos

Caso o participante apresente sintomas respiratórios no período de um ano, ele será encaminhado para avaliação. Por isso, a quantidade de consultas pode variar. Se o voluntário apresentar febre, tosse seca, dificuldade respiratória, terá que retornar ao hospital para fazer o teste de Covid-19. A participação é gratuita e voluntária.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em mapa definitivo, região de Santa Maria fica na bandeira vermelha

Próximo

Rosário do Sul tem mais três mortes por Covid-19, e hospital segue superlotado

Saúde